07.04

Imprensa

Direito Tributário

Autoridades europeias expressam otimismo sobre acordo por imposto global para empresas

Autoridades da União Europeia (UE) expressaram otimismo nesta terça-feira em relação à proposta defendida na segunda pela secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, de adoção de um imposto de renda mínimo global sobre empresas.

A expectativa entre os europeus é que haja um acordo até o fim de junho para harmonizar os impostos corporativos globais e impor uma taxa mundial sobre as gigantes de tecnologia, como Amazon, Facebook, Google e Apple.

O prazo para um possível acordo nas negociações que estão sendo lideradas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi sugerido por Paulo Gentiloni, comissário da UE para Assuntos Econômicos.

O ministro de Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, disse que a proposta de Yellen seria um “avanço” e que espera que os países sejam capazes de encerrar a guerra fiscal para atrair multinacionais.

A opinião foi compartilhada pelo ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, que celebrou o apoio da secretária americana à medida e pediu que o mundo aproveite essa “oportunidade histórica”.

O tema deve ser discutido em uma reunião de ministros de Finanças do G-20 de quarta-feira, um dos encontros que ocorrem em paralelo à reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, mais uma vez organizada de forma virtual por causa da pandemia.

A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, também defendeu a criação de um imposto de renda mínimo global sobre as empresas. Segundo ela, isso ajudaria nas receitas dos governos, que tiveram suas bases tributárias prejudicadas nos últimos anos por causa da evasão fiscal.

Fonte: Valor Econômico, 06/04/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br