03.03

Imprensa

Direito Tributário

Contribuintes têm dificuldade para emitir nota fiscal paulistana

Por Gilmara Santos

Contribuintes paulistanos estão encontrando dificuldades para emitir nota fiscal nesta quarta-feira (2). O site da Nota do Milhão passava por instabilidade por problemas em um servidor, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Fazenda.

A alternativa é usar o site da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica que, segundo a secretaria, está em funcionamento normal.

“O site da Nota do Milhão, entretanto, está enfrentando instabilidade por problemas em um servidor, que já estão sendo sanados”, disse a secretaria, por meio de nota.

“Muitos usuários estão tendo dificuldades. Pode ser que o começo do mês tenha gerado um excesso ao sistema”, afirma Rogerio Farias, contador da Attend Assessoria Consultoria e Auditoria.

Em novembro, o sistema passou por uma manutenção e ficou fora do ar por cerca de cinco dias.

À época, especialistas explicaram que empresas que não conseguissem emitir a nota fiscal devido à instabilidade do sistema podem utilizar como alternativa o recibo provisório de serviço (RPS) para posterior conversão em NFS.

“O RPS é uma opção permitida pela própria prefeitura de São Paulo e pode ser feito no Word desde que tenha numeração, data, CNPJ, valor e a especificação do serviço”, explicou Rogério Farias. Após 10 dias da emissão, o RPS tem que ser convertido em nota eletrônica.

Fonte: Valor Econômico, 02/03/2022.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br