14.06

Imprensa

Direito Tributário

G7 apoia taxa mínima global para multinacionais e buscará acordo no G20

Por Agência O Globo — Carris Bay, Reino Unido

Em seu comunicado final, os líderes do G7 apoiaram a proposta dos ministros de Finanças do bloco de criar um imposto mínimo global de 15% para as multinacionais, em especial as gigantes de tecnologia americanas como Google, Facebook, Apple e Amazon, e prometeram aprofundar o debate sobre a medida.

“Precisamos de um sistema tributário que seja justo em todo o mundo. Apoiamos o compromisso histórico assumido pelo G7 em 5 de junho”, disse o comunicado.

“Vamos agora continuar a discussão para chegar a um consenso sobre um acordo global visando a uma solução equitativa na atribuição de (...) um ambicioso imposto mínimo de pelo menos 15% em uma base país a país, por meio do quadro de inclusão do G20 e da OCDE. E esperamos chegar a um acordo na reunião de julho do G20”, acrescentou o bloco.

O próprio presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, demonstrou apoiar a medida.

“Empresas demais têm recorrido a paraísos fiscais” afirmou Biden à Reuters. “Um imposto mínimo vai nivelar a competição. Vou avançar nesse tema nos EUA.”

Para o G7, os ministros de Finanças, na reunião preparatória, deram "um passo significativo para criar um sistema tributário mais justo para o século XXI".

“Nossa colaboração criará um campo de jogo mais forte e nivelado, que ajudará a aumentar a receita tributária para apoiar os investimentos e acabar com a evasão fiscal”, afirmou a nota.

Fonte: Valor Econômico, 13/06/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br