26.05

Imprensa

Direito do Trabalho

Trabalhador não consegue provar vínculo de emprego com empresa

Um pintor teve negado na Justiça o pedido de reconhecimento de vínculo empregatício com construtora. Decisão é da juíza do Trabalho substituta Dalila Soares Silveira Peixoto, da 4ª vara do Trabalho de Nova Iguaçu/RJ. Para a magistrada, ficou demonstrado que o serviço prestado era eventual e sem subordinação.
O trabalhador buscou a Justiça requerendo o reconhecimento de vínculo empregatício de setembro de 2015 a agosto de 2019, em razão de serviços prestados como pintor para a construtora reclamada.
 
Mas, para o juiz, a contestação e provas testemunhais comprovaram que os serviços prestados eram realizados de forma autônoma, tendo o reclamante total liberdade de escolher os dias e os serviços que desejaria trabalhar, bem como a inexistência de subordinação e a total eventualidade na prestação de serviços.
 
Também ficou demonstrado que o próprio trabalhador definia quantos dias trabalharia e, embora tenha dito que havia controle de horário, o controle era realizado pelos clientes que contratavam a empresa.
 
Considerando-se que o trabalho era eventual e sem subordinação, os pedidos foram julgados improcedentes.

Processo: 0101368-46.2019.5.01.0224

Leia a sentença.

Fonte: Migalhas, 24/05/2022.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br