13.07

Imprensa

Direito Tributário

UE congela projeto de imposto digital por pressão dos Estados Unidos

Pressionada por Washington, a União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (12) o congelamento de seu projeto de imposto digital. O anúncio ocorre em meio a negociações sobre uma ampla reforma tributária que prevê a criação de um imposto mínimo global sobre as multinacionais.

A proposta sobre a taxa mínima, cujas conversas acontecem no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), continua de pé. As discussões devem terminar em outubro.

"O sucesso deste processo exigirá um impulso final de todas as partes, e a Comissão está empenhada em se concentrar neste esforço. É por isso que decidimos colocar em pausa nosso trabalho sobre uma proposta de imposto digital", declarou um porta-voz da Comissão Europeia.

O projeto de imposto digital da UE foi traçado como um dos novos recursos previstos para financiar seu pacote de estímulo de 750 bilhões de euros.

Embora ainda não tenha sido tornado público, a Comissão Europeia tem salientado que seu projeto para taxar as empresas digitais cumpriria os acordos da OCDE e afetaria milhares de empresas, incluindo as europeias.

A proposta atraiu, no entanto, as críticas do governo americano. Washington considera este projeto discriminatório para as gigantes americanas de tecnologia como Amazon, Google e Facebook.

Presente em Bruxelas nesta segunda-feira (12) para um encontro com os ministros europeus das Finanças (Eurogrupo), a secretária do Tesouro, Janet Yellen, pediu à UE no domingo que reconsiderasse o assunto.

Fonte: Valor Econômico, 12/07/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br