06.10

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Guia rápido para audiência virtual no judiciário gaúcho mostra em apenas uma página as instruções

O Judiciário gaúcho está focado em levar informação de um jeito simples e fácil para quem usa os serviços da justiça. O projeto DESCOMPLICA, da Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, foi criado com o objetivo de apresentar ideias criativas que tragam soluções de comunicação.

A Juíza de Direito Clarissa Costa de Lima, que atua na Vara de Acidente do Trabalho de Porto Alegre, adotou um Guia rápido para audiência virtual. A iniciativa surgiu, juntamente com outros colegas, em um curso de Visual Law, uma técnica que usa recursos visuais para tornar o texto jurídico mais claro: "Em tempos de pandemia, as audiências virtuais para oitiva das partes e testemunhas são necessárias para dar andamento aos processos e garantir a efetivação do acesso à justiça. Por se tratar de uma experiência nova para os envolvidos, é importante que os Advogados, partes e testemunhas sejam previamente informados sobre o uso adequado da ferramenta de videoconferência, para que saibam como agir, inclusive em caso de problemas técnicos. A One Page foi a forma que encontramos de transmitir as informações necessárias de forma clara, objetiva, rápida e compartilhável."



Em uma página (One Page) são colocadas todas as informações necessárias para que Advogados, partes e testemunhas possam acessar a sala de audiência virtual. O passo-a-passo é feito de forma ilustrativa, para facilitar o entendimento, e encaminhado via Whatsapp.

O Advogado Matheus Patussi Brammer já havia participado de outras audiências virtuais sem o recebimento do Guia, que chegou pelo celular alguns dias antes da audiência da Vara de Acidente de Trabalho. “Realmente, muito claro e intuitivo, a ponto de não ocorrer qualquer problema para as partes ingressarem na sala virtual da reunião. É uma iniciativa muito interessante e espero que venha para ficar, pois abordar matérias jurídicas, especialmente audiência, um ato solene, que geralmente deixa as partes ansiosas, em dúvidas ou desconfortáveis, de maneira clara, visual e prática ajuda a aproximar o Poder Judiciário de todos os seus operadores e, sobretudo, os seus jurisdicionados. Como sugestão, inclusive, seria muito interessante esta postura ser adotada por todo o TJ, principalmente na consulta pública aos processos, deixando mais claras as informações quanto ao andamento, fase atual, qual a próxima etapa e etc.”

Fonte: TJRS, 05/10/2020.
 
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br