29.09

Imprensa

Financeiro

BC adota novas medidas de segurança no Pix

Por Estevão Taiar

O Banco Central (BC) anunciou ontem que as instituições financeiras e de pagamentos que oferecem o Pix aos clientes têm de se responsabilizar por fraudes decorrentes de falhas em seus mecanismos de gerenciamento de riscos. A decisão faz parte de um conjunto de novas medidas de segurança para os pagamentos instantâneos, que valerão a partir de 16 de novembro.

Entre elas, o Pix permitirá que a instituição em que uma pessoa física recebe dinheiro bloqueie esses recursos de maneira preventiva, por até 72 horas, em caso de suspeita de fraude. “A opção irá permitir que a instituição realize uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que foram vítimas de algum crime”, disse o BC.

Também passará a ser obrigatória a notificação de infrações entre os participantes. O mecanismo obriga os bancos a realizar uma marcação na chave Pix, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há suspeita de fraude. Será possível consultar informações vinculadas às chaves para fins de segurança.

Fonte: Valor Econômico, 29/09/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br