03.04

Imprensa

CVM lança pesquisa ampla relacionada aos reportes de sustentabilidade tratados na Resolução CVM 193

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança nesta quarta-feira, 2/4/2025, pesquisa abrangente para identificar os benefícios, desafios, conhecimento e necessidades relacionados à adoção dos CBPS 01 (IFRS S1) e CBPS 02 (IFRS S2) no Mercado de Capitais.

A pesquisa é coordenada pela Superintendência de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM e os questionários online ficam disponíveis até 22/4/2025. As respostas são confidenciais e terão absoluta privacidade.

O objetivo é ouvir diversos públicos, como companhias abertas, investidores, auditores e consultorias especializadas, e obter insumos para dar continuidade ao trabalho de monitoramento do assunto pela CVM, com base em um ambiente que privilegie o aprendizado e a troca de experiências, facilitando a transição para a fase obrigatória.

Este é mais um canal de comunicação aberto entre CVM e agentes de mercado, tendo em vista que a Autarquia vem acompanhando e interagindo com diversos participantes, seguindo com seu compromisso de promover a escuta ativa e o diálogo aberto e próximo com o mercado, em prol do desenvolvimento do segmento.

Vale destacar que a medida faz parte do planejamento de ações da CVM envolvendo o período de adoção voluntária de divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com base no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board – ISSB (IFRS S1 e S2), no âmbito da Resolução CVM 193.

"A pesquisa é mais um canal de comunicação que a CVM está abrindo com o mercado, tendo em vista que a Autarquia vem acompanhando as práticas e atuações dos agentes, bem como dialogando em diversas frentes. O intuito é aproveitar o período experimental da Resolução CVM 193, de adoção voluntária, para colher, de maneira ainda mais ampla, o máximo de informação possível sobre as práticas e experiências que os agentes têm vivido, e construir uma base sólida de conhecimento, capaz de gerar orientações e recomendações de melhores práticas." Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM.

Ao longo de 2025, a CVM pretende fortalecer ainda mais seus canais de comunicação com o mercado. Para isso, planeja não apenas a realização de pesquisas quantitativas, mas também pesquisas qualitativas junto às associações de classe, além de pilotagem de soluções inovadoras e ações de capacity building no âmbito do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), conforme eventuais lacunas identificadas.

Saiba mais sobre a pesquisa

São quatro questionários distintos, adaptados conforme perfil de cada público-alvo: companhias abertas, auditores independentes, consultorias especializadas (sustentabilidade) e investidores/usuários em geral.

Se você é investidor/usuário em geral ou consultoria especializada, e tem interesse em colaborar com a pesquisa da CVM, clique no no link abaixo, conforme o seu perfil de participante:

- Questionário Investidores e Usuários em Geral
- Questionário Consultorias Especializadas voltadas à Sustentabilidade (abrange, dentre outros, certificadoras e verificadoras)

Os questionários para companhias abertas e auditores independentes serão distribuídos conforme critérios de amostragem e bases de registro na CVM.

Edição pontual da Resolução 193 para facilitar adoção voluntária

Na última segunda-feira, 31/3/2025, a CVM editou a Resolução CVM 227, que altera a Resolução CVM 193. A nova resolução possibilita a divulgação do comunicado ao mercado até 31/12/2025 pelas companhias abertas que pretendem divulgar voluntariamente o relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade referente ao exercício social iniciado em 1º/1/2025, ou após esta data.

A medida está alinhada ao monitoramento, pela Autarquia, do desenvolvimento da temática nacional e internacionalmente, além do diálogo junto a participantes do mercado.

Resolução CVM 193 e o pioneirismo do Brasil

A norma, editada em outubro de 2023, colocou o Brasil no protagonismo mundial sobre o tema, e os primeiros relatórios com base nestes padrões de reporte devem ser os brasileiros. Por isso, a pesquisa é de suma importância para monitorar o progresso do mercado no período de adoção voluntária.

"A elaboração e publicação de relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão ISSB ainda é algo novo no mundo. A CVM foi pioneira nesta adoção, então é importante ouvir e acompanhar esse processo próximo ao mercado", ressaltou a Superintendente.

ACESSE A PESQUISA E PARTICIPE!

DISPONÍVEL ATÉ 22/4

Fonte: CVM, 02/04/2025.