18.06

Imprensa

Alimentos

Governo federal pode rever legislação para melhorar regra da validade dos alimentos

Por Lu Aiko Otta e Estevão Taiar

O governo pode rever a legislação para melhorar a regra da validade dos alimentos, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O desperdício de alimentos foi eleito o principal problema da cadeia de produção e abastecimento durante o painel do qual ela e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participaram.

Ela afirmou que dará uma resposta em 15 dias e falou na criação de um grupo interministerial para discutir o tema.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, concordou com o posicionamento de Tereza Cristina e comentou que o desafio é conectar o desperdício com os grupos que necessitam de alimentos.

O ministro da Cidadania, João Roma, participou do início do evento da Abras, enquanto o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cuja presença estava prevista, acabou não comparecendo.

Tereza Cristina afirmou também que os avanços na rastreabilidade e sanidade de alimentos, além da redução do desperdício, são os principais desafios da cadeia de produção e abastecimento do país.

A ministra comentou que os consumidores, tanto os internos quanto os externos, estão cada vez mais preocupados em saber como o alimento foi produzido. Por isso, a rastreabilidade e a sanidade são pontos fundamentais para avançar.

Outro ponto é o desperdício de alimentos ao longo da cadeia. “Temos uma população de renda baixa e temos de melhorar a entrega a toda essa população”, afirmou.

Fonte: Valor Econômico, 17/06/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br