20.05

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Idosos conseguem levantamento de penhora antes do trânsito em julgado

A 32ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou a decisão de 1º grau, que, em fase de cumprimento provisório de sentença, determinou que idosos aguardassem o trânsito em julgado da ação principal para levantamento dos valores disponíveis nos autos.

De acordo com o processo, não há óbice para o levantamento dos valores em questão, especialmente porque os idosos preencheram todos os requisitos previstos no art. 521 do Código de Processo Civil.

Para o relator do recurso, desembargador Francisco Occhiuto Júnior, "a referida caução pode ser dispensada no caso de a verba depositada possuir caráter alimentar e pender de julgamento apenas o agravo previsto no art. 1042 do NCPC", escreveu.

Ressaltou, ainda, que o "se o Código de Processo Civil prevê a dispensa da caução para o levantamento de valores em sede de execução provisória, data vênia, não vislumbro óbice ao deferimento do prosseguimento do cumprimento provisório de sentença, na forma pretendida".

Assim, o colegiado entendeu por bem acolher o pedido dos idosos para reformar a decisão de origem e autorizar o levantamento dos valores penhorados nos autos do cumprimento provisório de sentença.

O advogado Erick Tozzatti Andrade, da área Cível e Resolução de Conflitos da Innocenti Advogados Associados, atuou pelos idosos.

Processo: 2015129-79.2021.8.26.0000

Veja o acórdão.

Fonte: Migalhas, 20/05/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br