13.09

Imprensa

Direito Tributário

Justiça Federal de SP exclui PIS e Cofins da própria base de cálculo

Por José Higídio

Assim como o ICMS não deve ser incluído na base de cálcuo do PIS e da Cofins, essas contribuições também não devem ser incluídas nas suas próprias bases de cálculo, já que não compõem faturamento ou receita bruta das empresas.

Com esse entendimento, a 14ª Vara Cível Federal de São Paulo garantiu a uma empresa do setor de plásticos industriais o direito de não incluir o valor do PIS e da Cofins na base de cálculo das próprias contribuições. Também foi determinada a compensação dos valores indevidamente pagos nos últimos cinco anos.

A juíza Tatiana Pattaro Pereira aplicou o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na "tese do século" — a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. A extensão dessa interpretação a hipóteses semelhantes já foi adotada em outras ocasiões, inclusive pelo próprio Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Segundo a advogada Thais Souza da Silva, tributarista que representa a empresa, deve prevalecer o entendimento adotado pelo STF, "já que a fundamentação adotada se aplica inteiramente".

Clique aqui para ler a decisão
5003772-59.2021.4.03.6100

Fonte: ConJur, 110/09/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br