23.03

Imprensa

Financeiro

Lançada 2ª edição da Série CVM Sustentável

Foi lançada hoje, durante a Global Money Week 2021 (GMW), a 2ª edição da Série CVM Sustentável.

A publicação tem o objetivo de analisar como a interação entre meio ambiente e investimentos tem sido tendência no setor financeiro. Como os fluxos financeiros afetam a esfera ambiental e vice-versa? Como as finanças verdes podem contribuir para um mercado financeiro mais sustentável? 

Temas da 2ª Edição

Gestão de riscos ambientais no mercado financeiro
Promovendo as finanças verdes no mercado
Tendências de instrumentos e produtos financeiros verdes
O que tem sido considerado 'verde' no mercado?

"A oferta de investimentos sustentáveis tem crescido, assim como as considerações de fatores ASG (ambiental, social e governança) nas análises financeiras. Esse, inclusive, foi o tema do 1º volume da Série CVM Sustentável, apresentando, de maneira geral, o impacto dos aspectos ASG nos investimentos. Agora, a 2ª edição chega para ampliar a análise no "A" do ASG, mostrando como o investidor pode ser atraído pelas oportunidades de investimentos verdes, que favorecem o meio ambiente, e quais as tendências de instrumentos financeiros nessa temática". Daniela Baccas, analista da Divisão de Educação Financeira da CVM. 

Ampliando conhecimento nas redes sociais

A CVM também promoverá campanha nas redes sociais do perfil CVM Educacional para divulgar mais informações sobre finanças verdes, o que é ASG, como as empresas reportam aos investidores suas ações envolvendo o assunto, estratégias de investimentos ASG, dentre outros.

Acompanhe o @CVMEducacional e o @cvmgovbr para ficar atualizado sobre as novidades!

CVM e Sustentabilidade

A CVM atua em diversas frentes em finanças sustentáveis, tendo como alguns destaques:

a participação no Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e na Sustainability Task Force da IOSCO.
a regulamentação de instrumentos financeiros que possam apoiar projetos com impactos socioambientais positivos (como o crowdfunding) e a exigência de divulgação de informações socioambientais materiais sobre as companhias no Formulário de Referência. 

Fonte: CVM, 22/03/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br