30.06

Imprensa

Direito Tributário

Ministro da Economia promete incentivo a setor de alta tecnologia

Por Estevão Taiar

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem que o governo estuda permitir que setores “mais avançados” tecnologicamente deduzam da tributação anual todo o investimento realizado em máquinas e equipamentos. As mudanças seriam uma ampliação do mecanismo de incentivo fiscal conhecido como “depreciação acelerada”.

“[Para] setores mais avançados, em que é importante receber investimentos, estamos analisando inclusive fazer a depreciação acelerada de 100%”, disse na abertura do Painel Telebrasil 2022, evento realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações. “Se você trouxe máquina, equipamento, 100% daquele investimento é dedutível do resultado anual antes de você tributar.”

No evento, Guedes voltou a afirmar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pode ficar na casa de 2% neste ano. A projeção oficial do Ministério da Economia, realizada pela Secretaria de Política Econômica, é de alta de 1,5%. “Mesmo com juros altos, vamos crescer 1,7%, 2% neste ano, por causa das reformas estruturais.”.

Ao longo de uma participação de 40 minutos, o ministro afirmou que os “problemas” do cenário externo “vão existir e se aprofundar”, mas garantiu que, mesmo assim, a economia brasileira “continuará surpreendendo para melhor”.

“Não se assustem com o que vem de fora”, afirmou, dizendo que “haverá realmente recessão” nos Estados Unidos e na Europa. “Lá fora o ambiente vai piorar.”

Ele afirmou, por exemplo, que “vai ter guerra comercial” e que “pode ter escalada na guerra geopolítica”. Além disso, a “arbitragem” de salários da globalização, que permitiu “ao Ocidente ficar duas ou três décadas sem inflação”, está chegando ao fim.

Fonte: Valor Econômico, 29/06/2022.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br