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Direito Tributário

Secretaria da Fazenda de Porto Alegre intensifica atendimentos on-line

O atendimento aos contribuintes de Porto Alegre está cada vez mais on-line. Além de atender as demandas de forma mais ágil, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) investiu em simplificação, desburocratização e digitalização da oferta de serviços à sociedade. “Todos os contribuintes contam com a possibilidade de atendimento presencial para a resolução de seus problemas tributários, mas este modelo é cada vez menos utilizado para facilitar a vida de quem paga impostos”, afirma o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

De acordo com o secretário, toda demanda tributária pode ser feita remotamente, por meio do Portal de Serviços, e também pelo WhatsApp para a obtenção de guias ou negociação de débitos que podem ser feitos pelos contribuintes de qualquer lugar, sem perda de tempo com deslocamentos desnecessários.

O foco no aumento da oferta de serviços de forma digital agradou aos contribuintes. Em julho deste ano, a média de satisfação de quem recorreu aos serviços remotos alcançou o maior patamar já registrado, com nota 9,52, acima da nota média de 8,96 em março de 2020.

Produtividade - O superintendente da Receita Municipal, Christian Fouchard Justin, destaca o aumento de produtividade e redução de custos. “Ganhamos eficiência atendendo de forma mais rápida, arrecadando mais e com um custo operacional menor. Conseguimos um resultado recorde, inclusive na cobrança da Dívida Ativa do Município, na qual Porto Alegre segue como referência nacional entre as capitais”, completa.

Canais de atendimento on-line:

Portal de Serviços da SMF: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Parcelamento de dívidas: parcelamento.procempa.com.br

WhatsApp: Negociação e parcelamento de débitos: pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Fonte: PMPA, 12/08/2021.
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