04.02

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

TJRS: alerta de tentativa de golpe em envio de falsas intimações judiciais

A Direção do Foro Central da Comarca de Porto Alegre e a Central de Mandados alertam para tentativas de golpe via WhatsApp através do envio de falsos mandados judiciais. Na mensagem há dois links, que não devem ser acessados, com os seguintes dizeres: "Visualizar Mandado" e "Imprimir Mandado". As intimações oficiais do Poder Judiciário Estadual não contêm links de acesso.

A falsa intimação, supostamente enviada por um Oficial de Justiça, diz que a vítima deve comparecer no Foro, sob pena de ser conduzida por meio de reforço policial e de pagamento de multa de 1 a 10 salários mínimos, bem como a possibilidade de condenação por crime de desobediência. Ao final do texto estão os dois links.

A intenção é, provavelmente, encaminhar a vítima para uma página de "phishing" com formulários para captura de dados, ou então, que permita que se instale algum código malicioso no dispositivo móvel. Caso alguma vítima tenha sido lesada financeiramente, esta deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima para efetuar registro policial.

As intimações feitas oficialmente pelo Poder Judiciário ocorrem via correio eletrônico (um e-mail é enviado, juntamente com uma cópia do mandado e pedindo que o destinatário responda) ou por meio de ligação telefônica (nesse caso, a cópia do documento pode ser enviada também por WhatsApp). Em nenhum dos casos  é enviado link de acesso.

Fonte: TJRS, 03/02/2022.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br