30.04

Imprensa

Direito Tributário

Líder do governo confirma análise de reforma tributária em 4 etapas

Por Marcelo Ribeiro

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), confirmou nesta quinta-feira a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de lideranças do Congresso de analisar a reforma tributária de maneira fatiada em quatro etapas, tendo como prioridade a aprovação do projeto de lei que reforma o PIS/Cofins, criando em seu lugar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

“Vamos começar pela simplificação tributária e depois vamos avançar na direção de organizarmos o sistema tributário mais fácil para o contribuinte, portanto, mais simples, que custe menos para o contribuinte poder pagar corretamente os seus impostos, porque hoje nós temos um exército de funcionários nas empresas só cuidando de cumprir as regras tributárias”, disse Barros, em discurso durante sessão no plenário.

O aliado do presidente Jair Bolsonaro defendeu que o Congresso aproveite a reforma para proporcionar “uma tributação mais justa”.

“Temos que pensar um pouco sobre o fato de que o Brasil incentiva a exportação de produtos não manufaturados, não processados, e desincentiva a geração de empregos e a industrialização do país, à medida que um produto para exportação não paga PIS/Cofins, é desonerado, e o produto para consumo interno é onerado”, pontuou Barros.

“Você processa aqui a soja, você tem uma tributação. Se você exporta, você não tem. Não devia ser o contrário? O processado no país tinha que ser incentivado, gerar empregos e agregar valor àquilo que vai ser exportado”, argumentou.

Fonte: Valor Econômico, 29/04/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br