07.05

Imprensa

PJe: CSJT inicia testes de plugins de navegadores criados por usuários

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) iniciou a fase de testes de duas iniciativas desenvolvidas por usuários para uso no Processo Judicial eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho.  Os plugins para navegadores de internet Assistente Virtual da Justiça do Trabalho (AVJT) e MaisPJe (pje-extension) foram criados e desenvolvidos por usuários externos ao grupo responsável pelo PJe na Justiça do Trabalho e serão avaliados pelo Conselho para uma possível homologação e nacionalização das ferramentas.

Para o coordenador Nacional do PJe e juiz auxiliar da Presidência do CSJT e do TST, Fabiano de Abreu Pfeilsticker, essa experiência é pioneira no PJe e, caso seja homologada, pode representar um caminho para inovações, pois todo desenvolvimento do sistema, desde sua instalação na Justiça do Trabalho, sempre se deu exclusivamente de forma institucional pelas equipes de TI do CSJT e dos Regionais.

De acordo com o coordenador do PJe, os usuários criaram os plugins a partir das próprias necessidades, criando solução para  atender às suas demandas. “Esses plugins estão passando por uma avaliação técnica, principalmente de segurança e performance, para garantir que não há nenhuma falha com o uso dessas duas ferramentas”, explica. “Espero que isso se reproduza no futuro, e que outros plugins e soluções possam ser desenvolvidas por usuários finais, acadêmicos, universitários ou qualquer pessoa simplesmente interessada em aprimorar o sistema”, completou.

Plugins

O Assistente Virtual da Justiça do Trabalho (AVJT) foi concebido, originalmente, como um recurso de acessibilidade para servidores da Justiça do Trabalho com capacidade motora reduzida, visando facilitar a operação dos principais sistemas utilizados, como PJe, pesquisas, consultas, comunicações, entre outros, com adaptações de usabilidade e otimização de procedimentos. 

Por sua vez, o plugin MaisPJe (pje-extension) é a automatização das tarefas ordinárias, permitindo, entre outras ações, que o servidor faça a gestão de quais monitores as janelas do sistema iriam abrir.

Fonte: CSJT, 06/05/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br