25.05

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Iniciada digitalização de processos físicos no TJRS

A força-tarefa criada para a digitalização de processos físicos no 2º grau começou as atividades nesta semana. A equipe é composta por integrantes das Diretorias de Informática (DITIC), Logística (DILOG) e Judiciária (DIJUD), que estão atuando no quinto pavimento do prédio do Tribunal de Justiça, em salas próximas ao Departamento Processual.

A 1ª Vice-Presidente do TJ, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, diz que "a força-tarefa promovida para a digitalização dos processos físicos vem ao encontro de uma das premissas da nova Administração do Tribunal de Justiça, com o objetivo de agilizar esta demanda, auxiliando na tarefa desempenhada pelos Advogados e, simultaneamente, aperfeiçoando os serviços prestados à sociedade gaúcha¿.

Nesta primeira fase, na qual está prevista a digitalização de aproximadamente 5 mil processos, o grupo de servidores e funcionários terceirizados que estava atuando no Foro do 4º Distrito foram deslocados para o TJ. A informação é do Diretor da DITIC, Antônio Braz: ¿Não poderíamos ficar aguardando até agosto, quando ocorrerá a licitação de empresa para digitalizar processos físicos em grande escala, justamente neste momento atual de isolamento social em que percebemos uma redução no fluxo de processos no 2º grau.¿

O Diretor da DITIC destaca ainda que a maioria dos documentos digitalizados é oriunda da área cível, segmento cujo sistema eproc já está pronto. ¿É uma medida importante para que se adquira também experiência nesta tarefa enquanto aguardamos a digitalização em escala superior, abrangendo 1º e 2º graus.¿ Ele acrescenta que, mesmo depois da licitação, os servidores, estagiários e funcionários terceirizados que estão atuando nesta Central de Digitalização, de forma presencial e remota, poderão permanecer atuando na área, orientando e trabalhando em conjunto com a empresa a ser contratada para a tarefa.

Fonte: TJRS, 22/05/2020.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br