18.09

Imprensa

Tecnologia e Inovação

Novo site do STJ traz informações sobre atuação internacional do tribunal

No ano em que comemora seu 30º aniversário, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lança um site internacional. Nesse novo espaço, será possível acessar – em português e inglês – informações sobre o STJ e o Poder Judiciário brasileiro, o funcionamento da colaboração jurídica entre os países, os acordos de cooperação e as convenções que orientam a atuação internacional do tribunal.

A página é voltada para o público estrangeiro e também para brasileiros que queiram conhecer mais sobre a atuação internacional do STJ. Com conteúdo simples e didático, e linguagem acessível, o site apresenta um panorama do Judiciário e mostra como o tribunal se organiza e trabalha no âmbito da cooperação jurídica com cortes estrangeiras.

A novidade marca também o primeiro ano do ministro João Otávio de Noronha na presidência do STJ. O assessor-chefe da Assessoria de Relações Internacionais do tribunal, Mauro Furlan da Silva, conta que a ideia de criar um site internacional surgiu como uma prioridade no início da gestão do ministro Noronha.

"Poucos tribunais têm a vocação internacional do STJ. Em função da matéria que julga, o STJ, do ponto de vista internacional, tem a cara do Brasil. Ele dialoga com todos os assuntos que dizem respeito ao dia a dia do cidadão brasileiro. Nenhum outro tribunal tem essa representatividade natural internacional. Em função disso tudo, o STJ, nos seus 30 anos, merece um site que é absolutamente inovador na história do tribunal", ressaltou.

Diálogo intenso

Segundo Furlan, logo no início da gestão do ministro Noronha foi identificada a necessidade de uma área na internet com informações sobre a atuação do tribunal destinadas ao público estrangeiro. Futuramente, a página estará disponível em outras línguas, como espanhol e francês.

"É um site voltado para o público estrangeiro e também para os brasileiros. Ele informa quais são as principais linhas de atuação internacional do STJ nos últimos anos", afirmou.

O assessor destacou que é preciso divulgar também para os brasileiros esse diálogo que ocorre intensamente entre o STJ e os tribunais estrangeiros. "Esses diálogos têm impacto sobre a própria prestação jurisdicional, pois há uma troca de experiências, de informações, de boas práticas entre o STJ e as cortes internacionais."

Furlan acrescentou que, com o novo site, ficará mais fácil para o tribunal se apresentar ao mundo e compartilhar suas experiências de sucesso, como o processo eletrônico.

"Com o site internacional, o STJ tem a oportunidade de mostrar ao mundo a sua dimensão e a sua capacidade. Quando apresentamos o processo eletrônico para delegações internacionais, todos ficam impressionados. O tribunal é objeto de demanda de cooperação tanto quanto também recebe cooperação", disse.

Parceria

O site internacional do STJ poderá ser acessado a partir do portal do tribunal (para ir diretamente, clique aqui). O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Multimeios, da Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a Coordenadoria de Infraestrutura, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do tribunal.  

A coordenadora de Multimeios, Tatiana Cochlar, explicou que o site trará mais transparência ao STJ, permitindo que o público internacional também tenha acesso às informações sobre o tribunal. "As informações sobre o Judiciário e principalmente sobre o STJ disponibilizadas em inglês podem ser muito úteis para o público de fora do Brasil", afirmou.

A colaboradora da Secretaria de Comunicação Social Thais Lucas, webdesign do Portal do STJ, disse que a equipe responsável pelo projeto teve "a preocupação de colocar o site responsivo, adaptado aos dispositivos móveis, para tornar o acesso mais fácil". A arquitetura de informação do site foi sugerida pelo servidor do STJ Roberto Thomaz.

Para Júlio Lessa, chefe da Seção de Serviços Corporativos da STI, "foi gratificante utilizar novidades tecnológicas e contar com o apoio da Comunicação para a definição de leiaute e a formulação de conteúdo". Ele explicou que o site internacional utiliza uma infraestrutura híbrida, fica hospedado no ambiente SharePoint da Nuvem Microsoft, com cópia e acesso de conteúdo por meio do Portal do STJ.

Fonte: STJ, 17/09/2019.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br