01.11

Imprensa

STF lança pesquisa que vai nortear a elaboração do seu Planejamento Estratégico 2021-2025

Em processo de formulação do próximo Planejamento Estratégico (2021-2025), o Supremo Tribunal Federal (STF) lança nesta quarta-feira (30) uma pesquisa aberta a toda a população. O objetivo é fazer uma análise de questões levantadas pelo Tribunal a partir da consulta à sociedade em geral e a especialistas, relacionados a diversos temas.

Os participantes são convidados a analisar a probabilidade, segundo sua própria avaliação, de que determinado evento ocorra dentro de um período indicado. Entre o leque de temas listados estão a redução do tempo de resposta pelo Poder Judiciário às demandas da sociedade; a terceirização das áreas meio da administração pública; a adoção do regime de teletrabalho; e a participação social com o uso de tecnologias.

Essas informações serão reunidas em uma plataforma digital controlada pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do STF. Os dados vão auxiliar o Tribunal a traçar estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional e embasar a tomada de decisões no que diz respeito à priorização de projetos e ao manejo de recursos.

A partir do levantamento, a SGE observará potenciais riscos e oportunidades para o Tribunal. O diagnóstico será utilizado para elaborar os objetivos e metas a serem alcançados nos próximos cinco anos. “Quanto melhor o planejamento, melhor o norte a ser seguido, menos gastos, mais otimização de recursos, menos tempo perdido e mais resultado efetivo para a sociedade”, diz Evandro Gama, secretário da unidade.

A expectativa é de que participem da pesquisa não somente os cidadãos que lidam diretamente com as atribuições do STF, mas qualquer interessado. Por isso, o slogan que norteia a ação é Um Plano de Todos, escolhido por meio de votação de servidores e gestores na Suprema Corte. “A pesquisa vai possibilitar que o STF tenha uma visão muito mais ampliada da realidade, pois não será uma visão apenas dos servidores e gestores, mas sim de todo cidadão que queira participar, além de todos aqueles que vamos convidar: acadêmicos, autoridades públicas, órgãos que atuam junto ao STF”, afirma Evandro Gama.

Transparência e construção coletiva

Ao lançar a elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2025, em agosto deste ano, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, ressaltou a transparência como um dos principais objetivos a serem perseguidos. “Para alcançarmos o ideal de Justiça, é necessário planejar o futuro, identificando os temas estratégicos que irão configurar e conformar o Supremo Tribunal Federal às demandas dos jurisdicionados e da nossa sociedade”, disse. Para tanto, prosseguiu: “Devemos interagir especialmente com o cidadão de maneira direta, transparente e responsável”.

A pesquisa poderá ser respondida até o dia 18 de novembro de 2019. A previsão é que o documento do Planejamento Estratégico 2021-2025 fique pronto até o final de dezembro deste ano. Em seguida, será submetido à análise dos ministros no Plenário Administrativo do Tribunal.

Assista o vídeo explicativo da proposta.

Fonte: STF, 30/10/2019.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br